TELEFONIA – TARIFAÇÃO DE LIGAÇÕES TELEFÔNICAS

Infraestrutura

Soluções de TI

A tarifação de ligações telefônicas tem como objetivos: tabular, medir, tipificar, analisar, custear e quantificar as ligações de sua empresa. É mais comum tarifar as ligações realizadas, porém, caso necessário, pode-se também tarifar as oferecidas (recebidas) – 0300, 400x, 0800 etc.

É uma excelente ferramenta de gerenciamento e de controle dos custos de telefonia. Por intermédio dela, é possível identificar o comportamento do cliente, de um serviço e/ou de um produto, analisando, por exemplo, a origem, por estado e/ou município, das ligações telefônicas de um 0800.

Muitas vezes, a tarifação acaba sendo um instrumento educacional, porque, uma vez gerada e divulgada internamente em sua empresa, ela proporciona um incômodo àqueles que fazem uso inadequado. As ligações pessoais podem, em alguns casos, ser uma das razões da queda de produtividade de seus funcionários.

É comum, por exemplo, pela natureza de suas funções, que a área comercial de sua empresa faça muitos contatos telefônicos com seus clientes. O mesmo ocorre com a área de RH que, na maioria das vezes, precisa contatar candidatos para a realização de entrevistas de emprego. Assim, o custo das ligações telefônicas destas áreas, normalmente, deve ser maior do que o das outras que, diferentemente, lidam com tarefas repetitivas e fazem pouco, ou nenhum, contato externo.

A tarifação telefônica também é um importante instrumento de análise de custos de telecomunicações. É por intermédio dela que se consegue verificar, por exemplo, se a operadora de telefonia está cobrando corretamente as ligações telefônicas – vide serviço “Gestão de Contas Telefônicas” no nosso site.

O serviço de tarifação de ligações telefônicas consiste na terceirização do seu processo de gestão de suas ligações telefônicas. Inicialmente, serão necessárias algumas reuniões de definição de escopo, de planejamento, de abrangência e de implantação do projeto. Uma vez implantado, o serviço passa a ser recorrente, com obrigações mensais de gestão das ligações mensais.

Outra opção de contratação do serviço de tarifação de ligações telefônicas seria a modalidade one-time. Neste caso, trata-se de um serviço consultivo que tira uma fotografia geral do consumo e do comportamento do tráfego das ligações telefônicas da sua empresa e, ao término, encaminha um book contendo as impressões, as análises, as inconsistências, a volumetria e as recomendações técnicas e de gestão que, no geral, se aceitas e implantadas da forma como foram recomendadas, poderão trazer benefícios suficientes para remunerar o serviço contratado.

Entre em contato conosco e saiba mais